quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Silêncio


Na minha busca interior,

Sei que o que mais necessito trabalhar é o meu silêncio.

O fechar minha boca,

O ouvir mais,

O compreender mais,

O entender mais,

Dar chance para que meus sentidos se desenvolvam mais,

Observar mais,

Identificar-me menos,

Tenho que silenciar minha mente, serená-la

Preciso calar-me ante a mim mesmo.

Em estudos e pesquisas vêm se comprovando a importância que tem para nosso bem-estar o exercício da reflexão, da meditação, da busca da perfeita ritmia da respiração, sendo também esse "calar a boca" extremamente necessária para a melhoria dos relacionamentos interpessoais.

Quando nos recolhemos ao silêncio mais profundo, repensamos sobre as palavras que proferimos e atitudes que tivemos em situações de enfrentamento que envolvia polêmicas e contrariedades. E é através dessa reflexão que aprendemos que quando nos calamos é que verdadeiramente ouvimos o outro, considerando-se que, pelo fato de estarmos a sós, escutamos a nós mesmos e, assim, passamos a entender melhor nossas reações e, conseqüentemente, as daqueles com os quais compartilhamos nossas vidas.

É preciso treino, paciência, perseverança, muitas vezes acabo frustrada, por isso, digo que é o que mais necessito trabalhar em mim atualmente.

Já dizia Goethe: o melhor é o silêncio profundo, no qual vivo contra o mundo, cresço, ganho e conquisto o que não pode me ser arrebatado por espada ou fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário